História
A história da TG não é longa, mas é cheia de altos e baixos e indissociável da minha própria história.
Tudo começou em 2019, quando soube que tinha sido selecionada para uma vaga de “professora de equitação que também daria sessões de hipoterapia”, num centro perto da minha área de residência. Sabia que antes tinham contactado outros treinadores de equitação, sem qualquer formação na área da saúde. Percebi, logo aí, a necessidade de consciencializar a população para este tipo de terapia, levada pouco a sério e que, supostamente, “qualquer um pode fazer, desde que perceba de cavalos”. Grande parte das vezes, estas situações não acontecem por desprezo nem má intenção, mas sim por desconhecimento, até por parte de alguns pais. Afinal, “quem não sabe, é como quem não vê”, não é?
Como ainda tinha poucos clientes e precisava divulgar o meu trabalho, juntei o útil ao agradável e criei uma página no Facebook e Instagram com o nome Psicomotricidade a Galope. Lá, ia partilhando algumas atividades e reflexões. Em 2020, durante o confinamento, fiz alguns diretos e criei um site. Nessa altura, tive tempo para abordar de forma mais profunda alguns assuntos e cheguei a muitos colegas psicomotricistas.
Um ano (e outro confinamento) depois, deixei o meu emprego para me dedicar a um projeto familiar e voltei a partilhar conteúdo, com o intuito de divulgar a iniciativa. Quis o destino que esse projeto não avançasse. Senti-me sem chão, e passei pela fase de maior reflexão da minha vida.
Foi nessa altura, quando já não tinha nada a perder, que pensei criar o meu próprio projeto. Já desde o meu primeiro emprego pensava em criar algo diferente, que levasse a TAC a sério, que respondesse às necessidades das pessoas e que contribuísse para a divulgação desta terapia. Queria prestar um serviço de excelência, sem os limites que me eram constantemente impostos, e fazer chegar a mais pessoas aquilo em que eu acredito e sei que pode ter um grande impacto na vida, no bem estar de muitas pessoas e famílias.
Então, decidi seguir adiante com a ideia e dar uma nova vida à Psicomotricidade a Galope. No entanto, durante este percurso, tive de adquirir conhecimentos de várias áreas e apercebi-me que o nome não estava a transmitir a minha mensagem. Se a TAC é um mundo novo para muitas pessoas (imensas acham que faço terapia AOS cavalos!), a psicomotricidade nem se fala! Outro fator que teve algum peso na minha decisão foi o facto de querer que este projeto cresça e, um dia, poder ter uma equipa com outros terapeutas. Se isso um dia acontecer (torçam por mim!), o nome deixa de fazer sentido, por se referir apenas a uma área de atuação. Portanto, optei por alterar o nome para Terapia a Galope. Há que ter visão desde o início, não é?
E cá estamos nós! Sim, nós! Porque este é um projeto pensado para ser de todos: meu, dos meus parceiros e, principalmente, dos meus clientes e suas famílias.
Ainda há muitas ideias por pôr em prática e serviços por surgir. Mas cada coisa a seu tempo. Agora é seguir a galope por aí! Mantenha-se atento e venha comigo nesta viagem!
Madalena Castelhano
- Curso de Técnica de Gestão Equina
- Treinadora de Grau I de Equitação Geral
- Licenciatura em Reabilitação Psicomotora
- Curso de Mestrado em Psicomotricidade
- TAC e aulas de equitação no Centro de Paralisia Cerebral de Beja
- TAC e aulas de equitação no Olival da Freira Equestrian Club
- Fundadora da Terapia a Galope
Propósito
Promover o desenvolvimento saudável e bem-estar (em todos os sentidos!) através da TAC.
Visão
Expandir a TAC no país, levando um serviço de excelência ao maior número de pessoas possível.
Missão
Tornar a TAC mais acessível, através de parcerias com várias entidades.
Valores
- Dedicação - Cada caso é um caso e, em cada vida, há uma história
- Proximidade - Chegar a mais pontos, ser de fácil acesso e manter um contacto próximo dos clientes e parceiros.
- Respeito - Pelo tempo e processo de cada pessoa. Base de qualquer relacionamento.
- Relação - Relação terapêutica, fundamental em psicomotricidade.
- Foco - Nos objetivos terapêuticos, nos objetivos da TG, no bem-estar dos nosso clientes
- Progresso - Queremos ir mais além. Ver mais além!
- Emoção - Indissociável de qualquer atividade relacionada com cavalos.
- Paixão - Pelos cavalos, pelas pessoas e por este projeto!